terça-feira, 28 de julho de 2009

Pós-parto


Imediatamente após o parto, sentia-me pronta para ir arrumar a casa toda. Ainda bem que não o fiz LOL! Aí dei-me conta que a placenta não tinha nascido e além de ter que me concentrar na minha "bolinha", dei-lhe de mamar (primeiro na piscina: pareceu mais interessada em olhar para tudo, depois no sofá: fez o breast crawl) e depois deixei-a com o papá babado para ir à wc parir a placenta (acabou por sair 6h depois da moyinha, com a ajuda de uns puxõezinhos meus, mesmo com ela a amamentar regularmente e eu tendo contracções uterinas). Aí sim, deu-me o cansaço e comi meia fatia de quiche e fiz uma sestinha com a filhota. Nessa noite estive óptima. Mas no dia a seguir parecia que tinha levado uma tareia de todo o tamanho: não sei se eram os ossos a voltarem ao sítio, se o corpo a habituar-se à falta de peso, se a noite mal-dormida do parto dela... Essas dores ainda duraram alguns dias, mas aguentavam-se bem. Ao 3º dia... UI! tive uma recaída das minhas hemorróidas (tive um episódio das 36 às 37 semanas) e andei assim (ou melhor, quase não me consegui mexer) durante uma semana.
Por essa altura também já os pontos me começaram a secar e sentia um ligeiro repuxamento... Valeu-me a minha parteira que na 2a visita pós-parto (a primeira foi 4 dias depois do parto, em que fez o teste do pézinho à menina) me cortou a linha de 2 pontos.
Valeu-me o meu maridinho que estava em casa comigo e que, com a ajuda da minha mãe, doula e parteira, tratava de mim como ninguém!

No primeiro fim-de-semana já saíamos com ela, e estava ali para as curvas! Nada de perdas urinárias por aí além, nem feridas por sarar. Tudo excelente! E passado um mês, por razões várias (eu gostava que tivesse sido antes), lá fomos nós para a ginástica pós-parto, dada pela minha querida doula e personal trainer, Catarina Pardal!
Nessa altura a moyinha gostava mais de estar no ovinho a dormir, ou à maminha, mas depressa reparámos que eles gostam é de interacção e então comecei a fazer as aulas de Mammy&Baby Gym!

São óptimas porque aliam o útil ao agradável! Se o bebé estiver desperto e quiser fazer os exercícios, pode fazer a aula connosco: há exercícios só para nós (recuperação pós-parto), só para eles (desenvolvimento e socialização) e os que eles podem fazer connosco (servem de "peso" para nos ajudar a queimar mais calorias ou de "lastro" para não darmos cabo das costas). É uma hora em que nos exercitamos sem culpas de estarmos longe ou abandonarmos o bebé, e em que ele também se diverte!

Nas primeiras aulas parecia que estava meio perra, mas depressa vi que me ajudava a voltar à flexibilidade e movimentação de antes :) Para emagrecer, tem que ser mesmo o cuidado com a alimentação, muita maminha e muitas caminhadas!

Outra parte boa destas aulas é também o convívio com outras recém-mamãs e a partilha de experiências e vivências! Obrigada Raquel, Filipa, Dália, Carla e todas as mamãs que passaram na turma pelo apoio, a aprendizagem e partilha de informação!

Sem comentários: