quarta-feira, 26 de agosto de 2009

relato de parto - The Farm

Our first birth was in a hospital. It was wonderful. We worked for months choreographing this event with our doctor. We would bring our midwife with us, we'd have a lovely, homey birthing room, no equipment, no extra nurses, and we'd go home when we wanted to if all went well, and it did. It was a short labor: one hour and eighteen minutes. The doctor never made it to the birth. We ate, napped and went home. We appreciated the hospital staff so much, especially for their respect of our wishes.
retirado de "Twin birthing on the Farm" in Spiritual Midwifery.

Esta mãe do estado do Minnesota refere que ao engravidar, não encontrou médicos que fossem assistir a partos em casa e que naquele estado, as parteiras não tinham apoio hospitalar. Assim, o seu médico - "an ex-home-birther who had «reformed» because of the sanctions lowered on his kind by our state" - seguiu-a no hospital e garantiu-lhe todas as condições para que o parto fosse o que ela queria, inclusivé com o acesso de uma parteira por ela escolhida para a assistir.
Assim como não há médicos que vão a casa assistir partos em Portugal, seria bom que os que seguem grávidas em hospital permitissem este tipo de experiência às que o desejam... Geralmente a grávida está dependente da sorte: de ter uma equipa no hospital que a respeite e a ajude sem lhe impor nada... às vezes corre bem e outras, nem por isso.
Como podem ver pelo texto, a grávida foi respeitada e o parto decorreu de forma rápida e prazeirosa para todos. A mãe ficou feliz por estar num local que lhe deu segurança, caso algo inesperado acontecesse, mas não foi obrigada a nada, nem sequer a lá permanecer: pode levantar-se e ir embora quando lhe apeteceu!

O resto do texto, que não transcrevi, refere como na 2ª gravidez foi "obrigada" a recorrer à Farm para ter os seus gémeos, por no mesmo hospital que a seguiu da primeira vez, esta ser considerada uma gravidez de risco (o que implicaria procedimentos e intervenções que ela não precisaria ou quereria à partida), apesar de tudo estar dentro dos parâmetro normais (e por não haver parteiras com experiência em partos gemelares no estado dela que lhe fizessem o parto em casa). O parto dos gémeos decorreu normalmente, na Farm, às 39 semanas, levando apenas 59 minutos no total!!!

Sem comentários: