quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Adeus férias!

Pois é, a licença passa num instante, as férias também e cá estamos, de volta ao trabalho!
Tentei não dar muita importância ao assunto: o que não tem remédio, remediado está.
Para além disso, o facto de ter a minha mãe a tomar conta da moyinha deixou-me muito mais à-vontade: a moyinha já a conhece e não estranha, ela sabe os hábitos dela e respeita as nossas opções (mama exclusiva e a pedido, fraldas de pano, limpeza com panos de flanela ou numa tina de água, uso de chucha apenas se estrictamente necessário, etc.). Como ela fica cá em casa, nem estranha o ambiente.
E a mim... não vou dizer que não custa, mas confesso que já sentia falta de ser a MJ por umas horas e não só a mamã da moyinha. Para além disso, as horas passam num instante: consigo trabalhar muito mais sem interrupções e depois vou para casa com a sensação de dever cumprido. Estou a fazer um horário reduzido (menos 2h por dia), por estar a amamentar (licença de amamentação). Assim, até passa mais rápido e tudo!
Antes de sair de casa dou de mamar à moyinha e depois levo comigo a bomba num saco térmico cheio de blocos de congelação. A seguir ao almoço vou para a WC e tiro leite de forma a aliviar os seios e depois ao chegar a casa a meio da tarde, volto a dar maminha à moyinha.
Ela parece não se aperceber que estive fora: quando chego não parece muito admirada, embora me ofereça grandes sorrisos. Noto que está a mamar mais para compensar as horas em que não estou. Não é grande amiga de beber leite descongelado por biberon: vou experimentar apenas refrigerá-lo de um dia para o outro. Já tentámos dar num copinho de sucção mas ainda não se ajeita com ele.
Esta semana tentámos dar-lhe banana esmagada, mas apesar de ela adorar o sabor da banana, cospe tudo: ainda não perdeu o reflexo de cuspir dos recém-nascidos (evita que se engasguem).
Já faz xixi no bidé (queixa-se e lá vamos nós sentá-la) e o cócó está a começar a mudar (está a ficar mais espesso e mal-cheiroso).
De palavras ainda só palra, especialmente quando está a entreter-se sozinha (se falarmos com ela fica pasmada a olhar para nós). Diz "a-vó", "dá", "bá", "pá", "he", "gu", "guê", "ó-iá" e "lhá"...

Sem comentários: