quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Alimentação (mais) saudável

Sempre me preocupei com a alimentação, mas desde que engravidei e tive a moyinha, o tema e a pesquisa tornaram-se mais sérios.

Tenho lido informações muito interessantes dos sites:
- Babysol
- Alimentação viva
- Instituto macrobiótico de Portugal

Desde então temos reduzido o consumo de carne, dando preferência a peixe ou leguminosas e soja/seitan. Temos introduzido mais sementes (sésamo, linhaça, girassol) , e variedade nas saladas na nossa alimentação (para além das frutas, muito presentes).
Tenho feito mais sumos de fruta natural: a centrifugadora funciona quase todos os dias!
Tenho experimentado outros cereais: quinoa, bulgur (trigo), etc.

Tentamos fazer menos fritos e mais assados: p.e., as batatas em palitos ficam igualmente saborosas e apetitosas se as espalharmos num tabuleiro com um fio de óleo e as levarmos ao forno! e menos refogados e mais guisados!

Começámos a fazer pão numa máquina (ou em forno de lenha, quando é possível) e iogurte numa iogurteira eléctrica.

A última inovação, que eu já queria ter experimentado há algum tempo mas não sabia onde arranjar, foi o kefir. A minha amiga Xana deu-me uns grãos que tinha a mais e já temos a nossa própria produção! Eventualmente poderei partilhar os grãos que for tendo. Se quiserem, avisem!
O kefir é semelhante ao iogurte mas mais líquido, e descobri que os grãos também colonizam em água adoçada/sumos pelo que já tenho as duas variedades em produção! Podem ver mais info sobre este alimento aqui.

Sem comentários: