sexta-feira, 4 de junho de 2010

Palavras

Não cesso de me surpreender com a evolução da moyinha.
É fantástico aperceber-me das pequenas mudanças e aprendizagens que ela faz, constantemente e que eram tão banais antes, noutras crianças, mas tão especiais quando aplicadas a ela.
Fomos passar dois dias a casa dos amigos FJM e houve praia, piscina e muita brincadeira!
A moyinha rejubila quando passamos o dia com ela (não é que não goste da ama ou da avó), mas noto especialmente uma alegria particular quando eu ou o pai (ou ambos) ficamos mais horas do que o normal com ela! Faz-me pensar que até certa idade, as crianças são uma extensão nossa e separarmo-nos delas é como cortar-lhes um membro... Por isso faz tanto sentido a vida em tribo, em que eles partilham do nosso dia-a-dia com mais intensidade e proximidade.
Está a palrar muito mais, já repete palavras que conhece quando as ouve ou associa ao seu significado: quando vê água, diz "acqua" ou "a-ga"; "játá"; "táqui", "auau" para cães; "cau!cua" para patos; "bebé" para bonecos ou bebés seja em fotos ou ao vivo, "mami" ou "mimi" para maminha, "mamã", "papá", "papa", "caco" para macaco, "gato", "vó", "um" associado ao gesto quando lhe perguntamos quantos anos tem (mas faz o gesto com ambas as mãos, o que dá 2!!! LOLOL), "cocó", "rrróxiuu" ou "ó-ó" para sono, "pópó" para carro ou popota...

Sem comentários: