terça-feira, 9 de novembro de 2010

20 meses!

Parece incrível a maneira como o tempo voa. E já lá vão 20...
A moyinha já passou a barreira dos 10Kg e quando a medir venho cá alterar o post LOL
Está rechonchuda e apanhou a sua primeira constipação oficial (a outra de 2 dias foi por causa dos dentes e não teve quase sintomas). Esta sim, teve direito a febre, tosse, expectoração (digam-me como se evita que eles a engulam, pleasssseeee?!!!), e ranhoca! MUITA ranhoca... Ainda por cima ela tem a terrível mania de esfregar o nariz com o braço e a mão, espalhando a dita por toda a cara e roupa! Mas muita paciência, miminhos, maminha e lenços de papel depois, a coisa está a melhorar. A única coisa que alterámos foi as refeições: ela não comia quase nada pois estava sem apetite. Não foi necessário baixar a febre (nunca foi muito alta). Fizemos alguma reflexologia quando ela deixava, e nos primeiros dias dei-lhe alguns homeopáticos para ajudar à expectoração e tosse. no segundo dia, como parecia mais entupida, pus também algumas gotas de vaporil numa taça de água quente que ficou no quarto de noite, para ir fazendo efeito. Fora isso, tudo pacífico, excepto ter eu apanhado também o "bichinho" e estar agora na mesma...
Enfim, esperemos ter ficado "vacinados" para este Inverno!

2 comentários:

Patricia S disse...

Vaporizador com algumas gotas e óleo de lavanda e olhas de salva resultou para aliviar o peito da Irene e o respirar de todos cá em casa. Para a ranhoca, prefere muito mais uma toalhinha turca húmida do que qualquer espécie de lenço por mais suave que seja! (lol)
As melhoras, beijos de Alcochete.

moya disse...

Olá P!
Ela agora está melhor!
Pois, chegámos a usar um humidificador no quarto uma noite mas não sei porquê o efeito foi o contrário do esperado. Assim, optei por lhe dar banhinho de banheira todos os dias (ela geralmente só toma dia-sim-dia-não) com a wc fechada, a água bem quentinha e com umas gotas de óleo essencial de eucalipto. Outra coisa que ela adora é o "Jázinho" (chá): faço um mix de ervas desinfectantes (salva, tomilho, cravinho índia) e outras para o sabor: príncipe, erva-doce ou anis... e junto um pouco de mel: ela vai bebericando aquilo durante o dia (era o que a mantinha hidratada). Sumo de meia laranja e o respeito por não querer comer (o corpo está a regenerar-se e não quer perder energias com digestões): claro que depois à noite tinha que dar mais maminha, mas também a ajudou a manter-se hidratada de noite.
Quanto à ranhoca: Boa Dica! Vou tentar para a próxima! Um truque que a ama também me ensinou é em vez de usar o lenço para apertar o narizinho dela, faz-se uma pontinha e puxa-se a ranhoca de cada narina com essa ponta: o ranho sai muito facilmente (quando está líquido e viscoso) e o bebé não se sente aflito por lhe estarem a tapar ou apertar o nariz!
Beijos para a Irene!