terça-feira, 11 de janeiro de 2011

22 meses!

E o tempo parece que galopa e voa...
Já se passaram quase 2 anos em que a nossa vida mudou para sempre com o nascimento da nossa moyinha!
Com 10Kg e 83cm está muito crescida!
Vou tentar ir actualizando este post com tudo o que ela já diz, mas é difícil pois já repete quase todos os sons que ouve e compreende quase todos os significados das palavras mais simples.
Uma das primeiras coisas que a avó Mirinha lhe ensinou foi a dar beijinho à esquimó... Mas durante vários meses não praticámos e ela esqueceu-se pelo que hoje voltei a relembrá-la e fartou-se de rir. Agora pede o "bejinho kimó".
Rabo: Vago
História: Tóia
Dentes: Denti
senta-te: xenta
espera: péia
Cuate: chocolate
Cotáunha: cortar as unhas
pintáunha: pintar as unhas
pentácabeio: pentear cabelo
Bela e o Leão: História da Bela e o Monstro (da Disney)
vovó Miminha/vovó Nana (as avós)
vovô Babá/vovô Betus (os avôs)
bainhu: banho
faila: fralda
vai tábálhá: vai trabalhar

Já se afirma e tenta impor a sua vontade. Agora quando não lhe dou atenção (por estar a fazer outra coisa), pega nos seus brinquedos e atira-os com força para o chão. Por vezes ignoro ou rio-me, outras vezes peço-lhe para os apanhar e explico que não se deve atirar com eles ao chão pois podem estragar-se ou alguém magoar-se, mas quando estou com menos paciência obrigo-a a apanhá-los e a juntá-los (pego-lhe na mão e forço-a a baixar-se para os apanhar) ou então levo-a para fora da divisão e fecho-lhe a porta por alguns segundos (tipo time out). Não sinto que estas últimas soluções sejam muito úteis: fico a sentir-me mal por as pôr em prática e geralmente ela 1) começa a chorar ou 2) fica com mais raiva ainda... Depois lembro-me que tudo começou porque não lhe estava a dar atenção em primeiro lugar e depois porque não lidei bem com a situação... Mas estes toddlers tiram-nos do sério e chegando a casa, cansada, tendo que ter a refeição pronta e ainda querendo descansar/fazer alguma coisa em casa, acabo por relegar a brincadeira sempre para "mais tarde", e esqueço-me que brincar é o dever e o direito dela... Melhores dias virão...

Sem comentários: