quarta-feira, 11 de maio de 2011

técnicas de distracção


Psicologia invertida: tem resultado, da forma mais escandalosa. Depois de 5min de "veste isto, se faz favor" "não" "veste lá isto se faz favor" "não", sigo com um "então não podes vestir isto". Resposta: "dá cá!"

Dei conta esta se
mana que ela já diz santinho quando alguém espirra. Hoje ela tossiu e eu disse: santinha. Ela olhou para mim e com um tom de desaprovação disse de seguida: Santinho não! Tosse.

O desfralde tem corrido muito bem e ela já avisa com tempo sempre que quer ir ao wc (para o nº 1 ou nº2). Já dorme de noite sem fralda e nunca molhou a cama.

Continua a dormir connosco mas montámos a cama de viagem no quarto e depois de adormecer deito-a lá para a primeira parte da noite (acorda por volta das 4h para mamar e vem para a nossa cama). Isto porque apesar de continuarmos a querê-la por perto, ela agora mexe-se muito mais, destapa-se (e a nós) imenso durante a noite e acordamos com ela atravessada com os pés na cara de um de nós...

O desmame nocturno tem corr
ido bem, mas como ela esta semana está com o nariz ranhoso e tosse, voltou a mamar 1 a 2x por noite. Penso (não sei se sonhei), que a semana passada já consegui dormir uma noite seguida! Antes disso mesmo que acordasse, já aceitava bem que eu lhe dissesse que a maminha seria só de manhã. Por vezes pedia era água depois disso.

É cada vez mais doida por maquilhagem. Eu não me maquilho (mal tenho tempo para me depilar!) mas o meu único guilty-pleasure nestas épocas é o ocasional pintar de unhas. De qualquer forma, está sempre pronta para qualquer uma destas coisas. E por vezes, para a convencer a ir ao penico pinto-lhe uma unha :P Agora descobriu os batons e foi a forma que encontrei para lhe cortar o cabelo sem ela reclamar ou fugir ou lhe espetar a tesoura sem querer... Vejam o que acontece quando se dá um baton a uma toddler!

Infelizmente para comer tem dias. Não tem bem refeição favorita: nuns dias só quer comer as verduras e fruta e noutros só batatas e arroz e noutros só carne e peixe... Só não recusa tudo o que é oval: ovos cozidos, azeitonas, uvas... Temos tentado estabelecer horários para as refeições, comer à mesa, por vezes sem tv, e ela tem a sua cadeira, o seu prato e os seus talheres. Népia. Há dias que se recusa a ingerir o que quer que seja. Sopa, que há uns meses ia tão bem, agora só em casa da avó. Só às vezes, depois de mamar lá come uma garfada. Por isso, embora eu seja contra isso (pois li um estudo que diz que isso pode ser condicionante no futuro), tenho cedido à tentação de lhe dar a comida com ela a ver o Ruca na tv... é automático: nem tira os olhos da tv, limita-se a abrir a boca quando sente a colher a aproximar-se. Podem ver um exemplo do olhar "vazio" aqui.

Sem comentários: