quarta-feira, 10 de agosto de 2011

29 meses

Com quase 2 anos e meio (como é que?????), a moyinha está uma verdadeira princesa.
Já se exprime muito bem e é
capaz de ter um diálogo com uma pessoa conhecida.
É tímida com desconhecidos (adultos): põe asua linguinha de fora e olha para o chão envergonhada... Mas adora crianças e brincadeiras. Faz amigos com muita facilidade e não tem problemas em entabular conversa ou jogos com outras crianças, maiores ou mais pequenas (se bem que ela prefere as maiores). É muito meiga com bebés pequeninos, mas com bebés um pouco mais novos que ela é um pouco "bruta" porque não mede a força que tem (acha que eles têm as mesmas capacidades motoras e físicas que ela).
Ainda mama. Embora seja mais de dia, e se estivermos em casa (na rua há muitas distracções). De noite ainda acorda entre 1 a 4 vezes, geralmente para se destapar, beber água ou vir para a nossa cama (quando está no berço).

O desfralde está completo: já nem ando com fraldas na mala para "descuidos" nem me lembro da última vez que lhas pus... às vezes há acidentes (só de xixis), especialmente se houver muita distracção, mas ela geralmente pede para ir. Por via das dúvidas, nós pômo-la na sanita de 3 em 3 horas. Já deixou de querer o penico e agora prefere usar o redutor directamente na sanita. Já consigo dar-lhe duche e lavar a cabeça sem ela gritar desalmadamente: já sabe que tem que inclinar a cabeça para trás e fechar os olhinhos.
voltou a gostar de sopa e come-a muito bem. Quanto ao resto, parece preferir peixe a carne, mas o ovo é o seu alimento de eleição. Gosta muito de ameixa, cerejas, morangos, maçã, manga, ananás, melância, pêssego, banana e laranjas. Mas quando não quer comer, não há quem a convença. (Bem, só uns episódios de Ruca). Ri-se sozinha a ver o Ruca ou algum desenho divertido na tv.

Sem comentários: