quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Advento

"O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a")[1] é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal." (Wikipédia)

E por mais que eu fechasse os olhos, o Natal chegou.
Primeiro, logo no início de Outubro, com a parafernália cintilante pelas lojas fora...
Depois, nos primeiros vestígios varandis: um Pai Natal a subir uma corda ali, um pano do Menino Jesus acolá...
Este Natal tem um sabor agridoce...
Faz agora um ano estava eu grávida pela segunda vez, muito ansiosa por este bébé, que nunca chegou a ver a luz do Sol... Pensava que este Natal seria já com ele nos braços, e depois pelo menos com outro na barriga, mas o mês de Setembro também se revelou cruel a esse ponto... E aqui estou, vazia de bébés, na barriga ou nos braços, mas grata pela minha pequena senhorinha que me alegra os dias.
E uma altura que para mim sempre foi de alegria, tem que continuar a sê-lo, nem que seja só por ela...
Mais do que alegria, o Advento sempre foi para mim uma altura de introspecção e de gratidão por tudo o que de bom ou menos bom aconteceu nesse ano.

Numa altura em que cada vez mais ela já é bombardeada por anúncios de brinquedos e actividades que nos tentam convencer que são essenciais para o desenvolvimento e felicidade das nossas crianças, neste Advento o nosso calendário está isento de guloseimas e de recompensas, mas antes, pleno de actividades para partilhar... Deixo-vos a sua imagem frente e verso e um pormenor do interior dos dias.

Sem comentários: