sexta-feira, 6 de setembro de 2013

4 anos e 6 meses

Posso dizer oficialmente que a moyinha já não mama. Este verão ainda pedia, e eu desconversava ou oferecia se a insistencia fosse muita, mas ela dava duas chupadelas e diziaque já estava. Era capaz de passar 3 ou 4 dias sem pedir mas depois ao deitar ou ao levantar lá se lembrava. De manhã, com sono, às vezes ainda fazia bem a pega mas bem acordada já não sabia abocanhar a mama. Agora de vez em quando pede, e mete o mamilo na boca e depois retira-o e vai à vida dela.
À noite, fazemos a rotina de sono no quarto dela e ficamos lá um pouco, em silêncio e no escuro. Ela pede sempre para ficarmos e quando adormece, saímos. Às vezes diz que já podemos ir. Outras vezes ligo o intercomunicador e digo para ela chamar se precisar de alguma coisa. De madrugada, ela acorda e vai sozinha até ao nosso quarto. Deita-se e dorme até de manhã. Gostamos destas horinhas de aconchego em que é só esticar o braço e sentir o seu corpo quentinho ao lado. O acordar é que já é pior a não ser que esteja planeado algo especial ou tão simples como ver "mimados" (sábados e domingos são os dias que ela acorda mais cedo!). Já aguenta passar 2 ou 3 dias sem sesta mas depois notamos que fica mais irritável e cansada e ao 3º ou 4º dia ou vai para a cama mais cedo ou tem que dormir uma sestinha...

Na praia adora a areia e arranja amigas por todo o lado. Adora ir à água. Foi o primeiro ano que ela aproveitou mais do mar e da piscina pois já não tem medo de entrar ou das ondas. Tem respeito pelas maiores, mas se for ao nosso colo, tudo bem. Já nada muito bem só de braçadeiras e gosta de ir para a piscina dos grandes ou nadar "até Marrocos", que é como quem diz, até à bóia. Até já mergulha sozinha na piscina e dá 2 braçadas por baixo de água!
Adora andar de gaivota e comer a sua bolinha de Berlim ou o seu geladinho de "baumilha" e chocolate.

Sabe contar até 29 (mas só reconhece os números até ao 9). Sabe a canção do abecedário até meio, mas não reconhece as letras. Seguindo a filosofia Waldorf, no primeiro septénio não se deve forçar a aprendizagem das letras e números, mas sim apoiar os seus interesses. No entanto ela quis aprender a escrever o nome. Fizemos, já no ano passado, um sistema de pontinhos para ela unir (obrigada amiga F.L.!) mas só quando ela pedia. Já reconhecia as letras do nome dela. Este verão começou a escrever o nome sozinha, e agora consegue fazê-lo de memória.

É autónoma no comer, dormir e necessidades fisiológicas... quando quer. Ainda pede ajuda muitas vezes e diz que não consegue ou é pequenina.

Fala muito bem mas às vezes troca ou falta vocabulário e não conjuga muito bem os verbos.

Continua extremamente alegre e sociável e continua no Jardim de Infância.

Ainda fica muito frustrada quando não tem o que quer, especialmente quando está cansada, com a agravante de agora ser na hora. Temos que arranjar ferramentas para lidar com isso.

Sem comentários: