quinta-feira, 16 de julho de 2009

Amamentar: alimentem esta ideia! - parte 1

Acho que roubei o slogan a alguém... LOOL

Pronto, o bebé nasceu! E agora???
As primeiras horas são um misto de alegria e cansaço, lágrimas e risos! O longo tempo de espera acabou e o bebé está nos nossos braços! é tempo de descansar e curtir o baby! e eis que repentinamente: BUAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
Quick check list: calor/frio; fralda suja; gases; e... FOME!! (Recomendo a visualização dos DVD's Dunstan Baby Language ou mesmo um workshop DBL para a identificação do choro do bebé)

Muito importante: Pôr o bebé à mama assim que nasça (na 1ª meia-hora de vida) para que ele inicie o reflexo de sucção e depois... agarrem-se a algo! Pode ser doloroso! Mas vale bem a pena!

O vosso bebé fofinho pode ter uma boa pega (quando acopla bem ao mamilo e aréola mamária) mas o vosso peitinho não está habituado a ter uma boquinha 8 a 12 vezes por dia a sugá-lo como se não houvesse amanhã! Assim, enquanto o peito não "criar calo" o mais provável é que, sempre que o bebé abocanhe o seio, sintam alguma dor. Muito importante: a dor deve ser só nos primeiros segundos em que o bebé pega o seio (depois vai diminuindo ao longo da mamada) e apenas durante um período de algumas semanas. Se a dor persistir por toda a mamada ou então só no início por mais de algumas semanas, a mãe deve procurar ajuda!!!

Hoje em dia o conceito de "aleitamento materno" ainda é muito desvalorizado... Há pouca informação acessível e mesmo errada por parte de quem melhor a devia saber (médicos, enfermeiros e pediatras) e um constante bombardeio de soluções mais "fáceis" por parte de marcas de leite artificial e acessórios... Como a minha geração foi praticamente alimentada com leite de fórmula, as nossas mães e avós também não amamentaram nem sabem como o fazer ou nos ajudar a fazê-lo. Assim, para além de a informação sobre a amamentação não chegar às mães, elas ainda são desencorajadas pela própria família que não compreende o conceito!

Há muitos grupos de apoio e locais onde as mamãs se podem dirigir. E se procurarem online, já encontram muita informação sobre o assunto! Não vão na cantiga de que o vosso leite é fraco, que o bebé não está a crescer bem ou que precisa de suplementos. Na maior parte dos casos esse diagnóstico está ERRADO! Procurem ajuda porque dar de mamar é das melhores prendas que podem dar aos vossos filhos: de uma só assentada ele fica alimentado, acarinhado, aconchegado, e protegido contra todas as doenças para as quais vocês já possuem anticorpos!

Procurem ajuda caso tenham dúvidas porque amamentar não é um bicho de 7 cabeças e apesar de ser natural pode não ser intuitivo (ninguém nasce a saber andar! é preciso aprender) Uma boa ajuda são alguns "cantinhos de amamentação", já patentes em alguns centros de saúde e maternidades.

Deixo outras "tábuas de salvação":

- Na internet:
. http://www.leitematerno.org/
. http://www.mamamater.eu/

- Livros:
. Manual prático do aleitamento materno (Carlos González)
. Un regalo para toda la vida (Carlos González)

- Folhetos descarregáveis pela internet:
. http://www.babyfriendly.org.uk/pdfs/portuguese/bfyb_portuguese2.pdf
. http://www.aeped.es/pdf-docs/lacmat.pdf
. http://www.paho.org/Spanish/AD/FCH/NU/Guiding_Principles_CF.pdf

- Grupos de apoio:
. La Leche League Portugal (ncfialho@ gmail.com; cristinalaleche@ gmail.com)
. Maternar (geral@maternar.pt)

- Linhas de Apoio:
. SOS Amamentação (R. João Chagas, 161-2ºDto 2795-102 Linda-a-Velha; tel: 213 880 915 / 934 169 466 / 962 974 915)

- Conselheira em Aleitamento Materno: http://mamaraopeito.blogspot.com/

- Médica especialista:
. Mónica Pina (931966588 Email: liga.do.leite@gmail.com)

- Doulas (muitas são conselheiras de aleitamento materno e se não forem, sabem indicar quem vos ajude) - http://www.doulasdeportugal.org/pt/finder

Sem comentários: