segunda-feira, 20 de julho de 2009

bombas: friend or foe?

Continuando no tópico da amamentação, gostaria de falar sobre as formas de extracção do leite.

Obviamente a mais natural é a boca do bebé! Se ela funcionar bem (pega correcta e livre demanda) podemos até dispensar as outras ;) No entanto às vezes surgem imprevistos e em vez de corrermos logo para a lata de suplemento (leite artificial), podemos extrair algum do nosso leite de outras formas.

É de notar que estas outras formas de extracção devem ser usadas com parcimónia, pois o bebé ganha mais com o estar em contacto com a mãe, além de que a extracção excessiva causa uma maior produção de leite, pelo que vamos estar a informar o nosso corpo que é necessário produzir mais leite (e as nossas mamas vão ficar cheias mais depressa). Isto pode ser perigoso porque se não pudermos extrair o leite ou pôr o bebé a mamar, o seio pode ingurgitar (ficar rijo) e a mamã apanhar uma mastite (infecção na mama)... é muito desconfortável e perigoso...
Mas quando temos os seios tão cheios que o bebé já não consegue ter força para chupar o leite ou quando temos que nos afastar do nosso bebé por algum tempo ou até planear amamentar depois de voltar ao trabalho dando leite congelado previamente ao nosso bebé, as outras formas de extracção podem vir a ser muito úteis. São elas:

- extracção manual: em que usamos a nossa mão para retirar o leite. Ver aqui como funciona.
- extracção com bomba (sendo esta manual ou eléctrica): em que usamos uma válvula para retirar o leite.

Eu pessoalmente uso a extracção com bomba manual porque me adaptei bem (e a extracção manual demora algum tempo e é preciso ter mais pontaria ;P), mas há quem prefira as eléctricas por serem mais rápidas e não ser preciso dar à mão. Consistem numas campânulas que se adaptam ao seio e que exercem pressão equivalente por todo ele de forma a bombear o leite para um reservatório.

Depois de extraído, o leite pode ser conservado no frigorífico por 24h ou no congelador até 3 ou 4 meses (dependendo da eficiência do congelador). Para o aquecer ou descongelar não se deve usar o microondas ou água a ferver pois destrói alguns componentes do leite e corre-se o risco de aquecer em demasia ou de forma desigual o leite e este poder queimar a boca do bebé... Pode-se retirar do frio e deixar alguns minutos à temperatura ambiente e depois de aquecermos água para um banho-maria, devemos desligar o lume e inserir o recipiente para que o leite aqueça.

Há muita variedade de bombas disponíveis no mercado e apesar de serem caras são um bom investimento. Para quem queira pechinchas, sempre há o mercado de 2ª mão, p.e. nas lojas Kid-to-kid ou então a solução mais económica que é alugar a bomba numa farmácia ou hospital (o da Estefânia já faz isso). Esta solução até é a mais inteligente porque assim podem experimentar a bomba sem compromisso: se não se derem bem com ela, devolvem e experimentam outra...

Se estiverem a pensar voltar ao trabalho as bombas manuais são também mais portáteis e são uma excelente forma de continuarem a dar de mamar ao vosso bebé e de se sentirem confortáveis (sem ingurgitamentos mamários e menor saída involuntária de leite). Basta irem a um cantinho de amamentação (hospitais ou centros de saúde) ou então terem um local reservado em que possam estar à-vontade no trabalho para fazer a extracção. Ajuda se visualizarem o vosso bebé (mentalmente ou por foto) ou tiverem uma peça de roupa ou brinquedo que vos lembre dele.

Qualquer dúvida ou dificuldade, já sabem, é só perguntar para os contactos que deixei no post "Amamentar - parte 1"

Sem comentários: