terça-feira, 28 de julho de 2009

Hora do banho

O banho da moyinha começou quando ela veio cá para fora ;)
Saiu logo para a piscina de parto e depois é que a agarrei e a tirei da água!
Depois disso, banho a sério só na segunda semana de vida... Antes disso lavávamos-lhe o rabinho numa tina de água morna, mas ela coitadita não se sujava muito e ainda tinha o vérnix, que até o leite materno subir, é o que lhes serve de alimento e protecção, em conjunto com o colostro (embora o primeiro seja absorvido pela pele e o segundo ingerido pela amamentação).

Desde o primeiro banho que a moyinha sempre adorou a água e a banhoca. Só chorou uma vez, e foi porque a nossa inexperiência se aliou à única falha da banheira Shantala: é mais difícil de segurar e lavar o bebé ao mesmo tempo, e ela escorregou-nos e engoliu um "pirolito". Claro está, não gostou e fez-se ouvir ;)

Esta banheira Shantala é tipo um balde e considera-se ser mais aconchegante para o bebé pois ele consegue sentir-se limitado pelas paredes e adoptar a posição fetal, que lhe dá mais segurança. Fez-nos falta ver este vídeo antes da primeira banhoca. Se soubessemos que não era preciso andar a esfregá-la, se calhar isso não tinha acontecido!



Entretanto ela não toma banho diário mas sempre que achamos ser necessário. Agora no verão é com maior frequência. O produto que usámos no primeiro mês para a lavar foi um óleo da Aveeno, que deitávamos no banho. Deixava-lhe a pele hidratada mas o cabelo oleoso e por isso, a partir do 2º mês introduzimos um champô+gel de banho biológico da Essential Care. Tem um cheiro óptimo e é só feito de ervas e produtos naturais. Temos estes cuidados (banhos reduzidos e produtos de lavagem) porque a pele dos bebés é muito sensível e é muito fácil de desiquilibrar. Assim, se estivermos sempre a lavá-la nas zonas que não estão sujas, estamos a remover a sua protecção natural e tornamo-la mais reactiva e seca, havendo a necessidade de uma "hidratação artificial" com cremes e óleos, que podem conter outros produtos que vão ser absorvidos pela pele e causar outro tipo de danos ao bebé...

Sair do banho é sempre uma roleta russa: tanto sai a rir como reclama, por querer lá ficar. Já tem um companheiro de banho desde os 3 meses: o patinho de borracha, que adora!

O primeiro banho de mar foi traumático porque decidimos que seria melhor mergulhá-la de repente do que pouco a pouco. Resta dizer que não correu nada bem: a água estava muito fria e ela fartou-se de chorar...

Desde os 4 meses que experimentei dar-lhe banho de chuveiro. Entramos as 2 na banheira e sento-a no Bumbo. Da primeira vez estranhou o repuxo e chorou. Tive que a acalmar. Mas agora parece que já percebeu o que é e até acha graça.

2 comentários:

Raquel Martins disse...

Olá!!!
Eu também uso a banheira shantala desde o início! E como a vocês também a primeira e não correu assim tão bem como eu pensava... mas depois habituei-me e agora não quero outra coisa! Já experimentei 2 vezes as banheiras de bebés "mais comuns" e não me ajeitei nada com elas! Queria era começar a experimentar dar banho de chuveiro e fiquei muito curiosa: o que é o Bumbo?
Beijinhos,
Raquel

moya disse...

Olá Raquel: o bumbo é isto:
http://www.bumbo.org/