domingo, 13 de dezembro de 2009

Co-sleeping

Assistimos a mais uma reunião de API este fim-de-semana.
Tivemos a felicidade de nos reunirmos com a amiga Natália e outros casais amigos destas andanças e outros que lá foram pela primeira vez!
Um dos temas que abordámos foi a (in)dependência dos bebés e como o co-sleeping pode ajudar os recém-pais e o bebé a dormirem melhor... Encontrei este artigo num blog e decidi partilhar:

"Segundo o Dr. Jay Gordon, bebés que dormem com pais sóbrios, não-fumadores e sobre uma superfície segura, sentem os seus pais, e os pais sentem-nos a eles. As hipóteses do SIDS (Síndroma da Morte Súbita) ocorrer nesta situação são próximas de zero. Bebés no berço ou noutro quarto longe dos pais, por outro lado, vão ser menos vezes amamentados e têm maior risco de infecções, incluindo aquelas com risco de vida.

A profissão médica, como costuma acontecer, toma a idéia do leito partilhado como retrógrada. Um bebé na mesma cama com seus pais está rodeado pela melhor vigilância e sistema de segurança possíveis. Deve ser da responsabilidade dos fabricantes e defensores de berços e do dormir separado provarem que tal alteração é segura, e não o contrário.

O recém-nascido respira em ritmos irregulares e pode até mesmo parar de respirar por alguns segundos de cada vez. De uma forma simples, eles não são feitos para dormir sozinhos.

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2009/12/08/Newborn-Babies-Were-NOT-Designed-to-Sleep-Alone.aspx

Sem comentários: