domingo, 7 de fevereiro de 2010

11 meses!

Daqui a um mês a moyinha faz um ano... Como o tempo VOA!!!Por esta altura há um ano, estava eu com um panção descomunal a pensar se ela viria antes do tempo!Estava a entrar na recta final da gravidez e de um trabalho que queria terminar antes de ela nascer (e consegui!)

Marcos dignos de nota:
- desce sozinha do sofá ou da cama: vira o rabinho e deixa cair as pernas enquanto se segura com os braços.
- não está a querer comer a comida que fazemos para ela, mas não tem problemas em ir roubar granulado ao comedouro dos gatos!
- já reconhece quando a chamamos, ou sabe quem é o "papá", a "mamã" e a "avó".
- quando lhe mostramos ilustrações infantis já reconhece a joaninha, o piu-piu e o elefante
- adora bebés! Tem uma boneca barriguitas e quando dizemos "dá beijinho ao bebé" ela pega na boneca de entre todos os outros brinquedos e aproxima-o dos lábios. Também dá "festinhas ao bebé" quando lhe pedimos. Já reconhece o cão (peluche), o gato (animais e peluche) e a popota (peluche).
- Continua a comer bem (passou uma uma fase pior quando lhe estavam a sair os dentinhos). Já tentamos dar uma sopa e prato (porções pequenas) ao almoço e ao jantar. Come melhor se nos vir comer e ainda melhor se lhe dermos uma colher para o fazer sozinha (claro que o que verte à volta é o dobro do que consegue pôr na boca, mas isso não interessa nada!) Fora claras de ovo e marisco já pode comer de tudo. Tentamos que o almoço e o jantar já incluam sopa, prato e fruta.
- Banhocas, geralmente dia sim-dia-não, mas as mãos têm que ser lavadas várias vezes ao dia pois arrasta-as pelo chão todo o dia. Gosta de chapinhar na água: primeiro estranhava quando a água lhe salpicava a cara mas agora adora! Agarra-se com as mãozinhas à borda da banheira e depois senta-se fazendo um grande splash na água!

2 comentários:

Patricia S disse...

Confesso que não me recordo como vim para a este blog mas recordo a reportagem. A nossa bebé Irene ainda não fez 1 mês, nasceu em casa para alegria dos pais que não prescindiram dos seus princípios em prol de protocolos hospitalares e estes posts têm servido como orientação para uma mamã "novata". Obrigada e muitas felicidades!

moya disse...

Olá!
Ainda bem que cá passaste!
Muitos parabéns pela vossa bebé e pela opção de seguir os vossos instintos embora seja algo "contra a corrente"!
Fico feliz em saber que, mesmo indirectamente, ajudo...
A minha experiência também não é muita, mas tento seguir a intuição e a lógica!
Fica por perto,
m.