quarta-feira, 7 de abril de 2010

13 meses!

Estes últimos tempos tÊm sido cheios de conquistas!
Aos 12 meses e uma semana começou a andar sozinha.
Aos 13 já consegue sair da nossa cama sozinha e passar 3 portas diferentes encostadas para ir ao meu encontro do outro lado da casa! (tinha-a deixado a dormir a sesta enquanto fazia o jantar)
Também já acrescentou novas palavras ao seu vocabulário: "cócó" e "bebé"; palra imenso e adora dar beijinhos nos bonecos e ocasionalmente, de forma inesperada, em nós!
Temo-la levado a alguns parques agora que o tempo está melhor e ela adora andar de escorrega!! Fecha os olhinhos e tudo enquanto desce!
Quanto à comida, num dia parece um saco sem fundo e no outro não abre a boca por nada... (vide o tópico sobre anorexia fisiológica). O nosso pediatra diz que ela já pode comer de tudo e aconselhou-nos a que ela fizesse refeições em horários mais regulares, mas que não insistíssemos ou forçássemos a alimentação. Como ela ainda mama, citando outro pediatra (Carlos González) no livro "mi nino no me come", crianças até aos 3 anos que ainda amamentem, têm todo o aporte nutricional que precisam no leite com a excepção do ferro, que podem ir buscar a um quadrado de carne por dia, p.e., ou outro alimento rico neste nutriente.
Notamos que ela faz muito mais força para comer por si: quer agarrar a colher ou petiscar do nosso prato (para nosso desassossego), criando um rasto de "restos" à sua volta!
Continua a dormir connosco de noite (de dia fazemos porque que durma no seu berço, no seu quarto) e a mamar a pedido durante a noite (c. de 1 a 2 vezes), e ainda bem, porque ainda só teve uma constipaçãozita (que apanhou de mim) e porque é muito mais prático apaziguá-la desta forma: tem sempre comida/bebida quente e pronta para uma emergÊncia, quando cai e se magoa fica logo confortada (ela detesta que ponhamos gelo no local pelo que continua chorar se não se faz mais nada), quando está doente ou aflita com os dentes pode sempre recorrer à "massagem mamária"... Além de que é um soporífero espectacular!
Continua a ficar com a ama de manhã e com a avó de tarde durante a semana, e costuma fazer 2 mini-sestas (30m de manhã e 30m de tarde).
Adora água! Continua na natação mas basta ver um lago, uma torneira jorrando ou um simples recipiente com água que fica louca! Quer meter as mãos, chapinhar, etc. Continua a gostar muito de areia, pelo que achamos que a praia este ano vai ser muito apreciada!
Faz o seu cocó e o seu xixi no penico, sempre que nós conseguímos captar o seu desejo ou chegamos a tempo disso. Geralmente após as refeições (ou se quando vou ver a fralda ela está seca), ponho-a no penico para que ela veja se quer fazer ou não. Quando faz, fica toda contente e quer sempre ver; diz "cocó", quer seja xixi ou cocó. Estamos à espera de mais fraldas ultrafit da Popolini e já estamos a fazer a transição para as de pano de noite: as que comprámos na Naturkinda são um espectáculo: super-absorventes e ela aguenta-se toda a noite com uma. É verdade que demoram um pouquinho mais a secar, mas também vem aí o verão (estou doida pra ver andar por aí de rabo ao léu! hehehe!)
Continua a tomar banho em dias alternados, mas estou verificar que com a movimentação crescente dela, a temperatura ambiente a elevar-se e a interacção com vasos, chão, comida, etc... vai tornar premente a necessidade do banho diário. Mais um mesinho e acho que ela já se vai conseguir aguentar em pé na banheira pra tentar re-introduzir os duches de novo... Ela adora ver-nos tomar duche: deve achar que é uma brincadeira... Deve ser bem mais prático que estar a encher a banheira (além de que lavar a porcaria em água estagnada... ui!)...
Fiquem ligados para mais novidades...

Sem comentários: