quarta-feira, 26 de maio de 2010

Caco!

Não, não é o bolo do caco (hummm, tão bom, quentinho e barrado com manteiguinha!!) mas o ma-caco! Há uns meses oferecemos à moyinha um peluche de macaco porque frequentemente lhe contamos a história do macaquinho que subiu à bananeira (um dia eu partilho), uma "velha" história que o meu pai inventou para me contar quando eu tinha esta idade e que as crianças ADORAM! Ela gosta de todos os seus bonecos mas agora vai a correr abraçar este em particular e vem ter connosco dizendo "Caco! Caco!"
Na semana passada disse "cocó", e pela primeira vez, consegui levá-la a passo até à wc para a sentar no bacio e ela fazer o dito. Agora que temos mais fraldas de pano (ultrafit da popolini, compradas na Naturkinda) já quase não usamos fraldas descartáveis: de dia usa as pré-dobradas e de noite as ultrafit e aguenta toda a noite na cama com elas. Só quando saímos é que colocamos as descartáveis.
Quanto a comidas, tem os seus dias bons e maus, mas em geral é boa boca e come pelo menos um bocadinho de tudo o que lhe damos. Nunca a obrigamos a comer se ela não mostrar vontade disso, mas fazemos questão que ao menos prove para ver se gosta ou não (por vezes abana a cabeça ou diz que não mas depois de provar, já quer). Continua a preferir tudo o que nós comemos (i.e., está no nosso prato) pelo que às vezes as refeições são uma batalha campal com ela a tentar tirar comida do nosso prato, com o dela mesmo em frente. Ainda amamento, e ela gosta das suas "Mimi", como lhes chama. Mas já é só ao final da tarde e ao dormir/de noite. Durante o resto do dia ela quer é fruta, bolachas, iogurte, massa, etc... A não ser quando está mais sensível ou adoentada e aí é quase só "mimi".
Dormir não é muito com ela: já "aboliu" a sesta da manhã e agora dorme uma após o almoço ou então ao final da tarde. À noite, os "rituais" que temos antes de ir para a cama, são pôr a fraldinha da noite, lavar as mãos (ela adora), lavar os dentes (fica doida com a escova) e folhear um livro de contos para adormecer, já na cama. Infelizmente, nenhuma destas actividades lhe parece dar sono. Só mesmo usando as nossas técnicas (o pai cansa-a a brincar, às escuras no quarto até ela adormecer ou me começar a chamar para a "mimi"; e eu dou mama às escuras no quarto) é que ela "baica". Mas depois ou dorme toda a noite ou acorda uma ou outra vez para o reforço "mamal". De dia dorme no sofá da sala ou na caminha do seu quarto, mas de noite ainda dorme connosco na cama: continua a ser muito mais prático para todos e já nos habituámos ao facto de a ter ali sempre connosco.
Mais novidades, em breve.

Sem comentários: