domingo, 17 de outubro de 2010

Atão?

É a nova palavra da moyinha.
Como eu estou sempre a perguntar: "então?" ela apanhou o "vício".
Outra coisa engraçada que reparei foi que ontem, enquanto eu fazia o jantar, a moyinha pegou na sua mais recente boneca e começou a falar com ela (na sua linguagem) e pegou num copo de plástico e fingiu que lhe estava a dar papa e água! Foi tãooo giro! Foi a 1ª vez que a apanhei a simular uma brincadeira com uma boneca como se de outra pessoa se tratasse!
Nestes dias, como tem andado em convalescença, também tende a querer estar sempre ao meu colo ou a mamar. Nem o pai ou a avó lhe chegam... Tem sido mais cansativo mas é tãoooo bom sentir aqueles abracinhos!!!
Graças à sugestão da Fipa, agora ponho-a sentada no balcão da cozinha quando estou a fazer alguma coisa (salvaguardando, é claro, o acesso a lume e facas e, é óbvio, não me afastando dela, porque pode ela cair). Noto que ela fica menos impaciente (dantes, no chão estava sempre a rondar-me e a agarrar-me as pernas a choramingar) e até partilhamos momentos em que ela me ajuda (a temperar ou a misturar as coisas)!
Há já algumas noites que tenho notado que de manhã a fralda está seca: a moyinha já passa noites sem urinar! De manhã quando a ponho no penico, ela faz o seu chichi e, por vezes, cócó.
Ao fim-de-semana também passa umas horas sem fralda: quando quer fazer cócó geralmente diz ou baixa-se com um ar comprometido: quando lhe pergunto se quer ir fazer ela responde que sim e lá vamos de mão dada para o penico. O chichi é mais arriscado: às vezes é mesmo em cima de mim ou no chão! Um truque útil que a minha parteira me ensinou para o parto e que vou usar quando estiver no desfralde nocturno é: fazer a cama e por cima do lençol de baixo colocar uma nova capa impermeável e um novo lençol de baixo. Assim, se a meio da noite houver "descuidos" é só remover o lençol e a capa suplentes e a cama está pronta para dormir de novo!
Já come muito bem sozinha de garfo ou colher. Mas quando termina de comer, temos que lhe tirar logo a comida da frente porque entra no modo "food fight": desata a atirar comida para o chão, para o ar, etc!

Sem comentários: