quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Estomatite quê?

Estomatite Aftosa.
Um nome pomposo para uma infecção viral que provoca a inflamação e sangramento das gengivas, acompanhado da formação de aftas, possíveis borbulhas na cara e corpo e febre baixa a alta por c. de 7 dias.
Descobri isto depois de a moyinha apresentar uma semana de febre baixa de forma intermitente e de visitar 2 hospitais e um centro de saúde e contactar a linha Saúde 24.
Depois de virmos da Rússia, a moyinha com 2 quedas aparatosas que lhe deixaram o narizinho vermelho (ARGHHHHH!), vinha muito incomodada com os dentes. Já antes da viagem vinha estando irritada pelo nascimento de um incisivo inferior, mas denotei há c. de 2 semanas que os molares superiores e inferiores estão a romper e ela anda a dar noites de "cão" e anda fora do seu comportamento normal de dia. Continua a brincar e não perdeu todo o apetite mas está muito mais carente, irrita-se com mais facilidade e come muito menos (i.e., mama muito mais).
Há c. de uma semana que notei que ela estava bem quentinha e um pouco abatida e tirei-lhe a temperatura: 38,6ºC. Como não estava muito alta e os dentes estavam a romper, decidi não lhe dar nada para baixar a febre visto que esta, mais do que um sintoma, é um sinal de que o corpo está a combater o problema. Ela mantinha-se brincalhona e com algum apetite, apesar do cócó estar mais mole, pelo que atribuí a alteração ao romper dos dentes: ela várias vezes abria a boca e gemia a apontar com o dedinho para a gengiva inchada no local dos molares inferiores.
Mas na 2a feira a situação alterou-se: ao final do dia surgiu uma pequena bolha vermelha na cara e duas aftas na gengiva do maxilar inferior. A febre continuava baixa e intermitente e ela estava com uma halitose desgraçada. Nisto, a ama Malú lançou a bomba: não seria varicela? No dia seguinte, com o surgir de 4 novas bolhas, na cara e corpo, ligámos ao ao pediatra que nos disse para lá irmos de imediato. Fomos a correr para o Hospital e ele lá a observou. Na opinião dele, nao era varicela, mas iamos aguardar mais 24h para ver como o quadro evoluía. Perguntei-lhe sobre a halitose e a inflamação gengival mas ele também atribuiu isso ao romper dos dentes.
Ao chegar a casa, notei que parecia haver umas fibras castanhas presas entre os incisivos superiores: a gengiva estava bastante vermelha e inchada, tanto que os dentes até parecia terem ficado mais pequenos... Decidi remover as fibras com o auxílio da escova de dentes e aí, o Armagedeão despoletou! Ela começou a chorar aos gritos, com a boca ensanguentada, o sangue saía afluentemente... Estanquei a hemorragia com uma compressa embebida em água oxigenada e vi como as "fibras" afinal eram pus que estava a sair das gengivas... Assustada, liguei de imediato para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e lá fui dizendo o que se estava a passar à Enfª, por entre os gritos da moyinha. Nisto a moyinha toca com a boca na minha mão e desata a sangrar novamente... Um horror... A Enfª diz que o melhor é eu ir já para o Centro de Saúde e que ia mandar um fax a explicar a situação ao pessoal de lá, para quando eu chegasse, fosse mais rápido. Lá fomos nós a correr de novo, entre chamadas ao pediatra (que disse que era normal ela sangrar), e ao chegar lá nao havia pediatra para a observar e já nem consultas de recurso havia. Além disso, "como ela não está inscrita no Centro de Saúde, não pode ser atendida". Fiquei atónita. Expliquei que tanto eu como o pai estávamos ali inscritos (não serviu de nada) e que tinha sido a Enfª do Saúde 24 que tinha dito para eu lá ir (apesar de eu lhe ter dito que achava que eles não atendiam até tão tarde: 18h). Perguntei pelo fax e o que era necessário para inscrevê-la. Responderam-me que não tinham recebido qualquer fax e que era preciso o cartão de cidadão (que eu tinha deixado em casa). Sem isso não podiam fazer nada. Revoltada com esta incompetência, peguei nela e vim-me embora. Como temos um conhecimento no Hospital Amadora-Sintra, liguei para lá e decidimos ir à urgência, porque o cheiro fétido da boca dela e o pus tinham-me deixado preocupada... Depois de esperarmos um pouco, lá foi vista e diagnosticaram-lhe uma estomatite aftosa. As médicas e as enfªs foram amorosas: sempre que tinha que dar de mamar elas aguardavam para examinar a menina e muitas das vezes chegaram a dar-me os parabéns por continuar a amamentar. Supostamente a estomatite cria aftas e borbulhas no interior e exterior da boca mas passa sozinha, em 7 dias. Não é necessário aplicar mais nada sem ser algo para minorar o desconforto da bebé: um anti-inflamatório, um anti-pirético e um desinfectante (embora me tenham dito que não era necessário este último).
De qualquer forma, apenas estamos a fazer Bucagel quando ela fica muito aflita porque 1) já não tem febre; 2) a inflamação já está menor. Continuo a limpar-lhe as gengivas muito suavemente com água oxigenada diluída ou soro fisiológico e gaze 2x/dia (ela costuma sangrar e purgar pus, mas o cheiro já não tem nada a ver) e a dar-lhe um spray de fito-desinfectante e Chamodent para o romper dos dentinhos.
Apesar de ela geralmente não deixar fazer, estes dias têm sido uma excepção: a reflexologia podal tem sido muito útil para estimular as defesas dela. A maminha e canjinha de arroz com alga tem permitido que ela não desidrate e se alimente...
Melhora rápido, filhota!

Sem comentários: