quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Comunicação e brincadeiras: 21 meses!

A moyinha está cada vez mais comunicativa!
Nesta semana aprendeu a cantar (ela dantes só recitava parte das letras das músicas ou o título e dançava enquanto nós as cantamos), agora já lhes dá entoação de canção. A canção preferida dela é a "Joana come a papa" (irónico, visto que não é muito amiga de comer, excepto se forem batatas fritas, azeitonas ou castanhas!) Está sempre a pedir "Joana ma'papa". Também gosta muito da canção da "aanha" (Itsi-bitsi-spider).
Ainda não diz sim, salvo em raras excepções. Quando quer responder afirmativamente a algo diz apenas: "é".
Apesar de ainda não conseguir construir muito bem frases, já junta palavras para conseguir expressar-se e não tem papas na língua: às vezes quando não usa uma palavra há muito tempo, baralha-se e troca-lhe as sílabas ou substitui-a por outra (p.e., vê batatas e chama-lhes tabatas ou castanhas).
Cada dia parece saber uma palavra nova.
Adora chamar-nos para brincar: puxa-nos pela mão e diz: "enta" (senta). Depois aponta e diz "bincaí" (brincar) ou "casinha" (para construirmos casas com blocos de madeira).
Outra das brincadeiras favoritas dela é a apanhada: vem ter connosco e diz: "apanhaí?" e nós contamos até 3 e vamos atrás dela enquanto ela corre a casa toda!
Adora as suas bonecas: dá-lhes mimi (maminha), embala-as, põe-as a fazer ó-ó no sofá com um cobertor por cima, dá-lhes papa com a colher, etc.
Nada porém chega ao prazer que ela tem em desenhar, escrever e pintar: se vê alguém com um papel ou caneta/lápis, começa imediatamente a dizer "zenho" (desenho) ou "Joana" (quer escrever Joana). Pega muito bem no pincel ou lápis/caneta e lá faz os seus rabiscos. No sábado, pedi-lhe para desenhar umas bolinhas, e não é que o fez? Já sabe o que são e como as fazer!

Sem comentários: