quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Partilha entre crianças

A moyinha adora brincar com outros bebés e crianças: se forem mais pequenos, gosta de lhes mostrar coisas e se forem maiores, de os imitar. No entanto, temos visto uma faceta mais possessiva da parte dela, o que é perfeitamente natural visto que está a crescer e a aperceber-se de que tem controlo sobre que está à sua volta.
Apesar de a maioria dos encontros ser pacífico, muitas vezes assisto a conflitos entre ela e outros meninos pela posse de um brinquedo. Eu tento não intervir, mas quando a coisa escala (em ruído ou acção), eu tento intervir e pedir-lhe que devolva o brinquedo que não é dela ou empreste o que é. Mas dou por mim a ralhar com ela e a tirar-lhe as coisas das mãos. Ora, se analisarmos a situação, esta não é a solução.
Imaginem que estão num banco de jardim a ler um livro ou a escrever um sms no vosso tmv. Têm um amigo/familiar sentado ao vosso lado. E derepente, chega um estranho que se senta no banco e vos tira o livro ou o telemóvel das mãos para o utilizar. O que é que vocês fariam? E se, por cima disso, o vosso familiar/amigo ainda vos diz: Então? Tens que partilhar!

Adorei ler este artigo sobre o assunto porque expõe soluções que respeitam ambas as crianças que se podem facilmente adoptar: p.e., vou passar a andar sempre com 2 brinquedos em vez de um :P

Sem comentários: