quarta-feira, 18 de maio de 2011

O segredo para o sucesso da amamentação está... no parto! [Celebrando a Semana Mundial para o Parto Respeitado]

Este texto é tãooo bom, por tantos motivos... Aconselho todas as mamãs e futuras-mamãs a dar uma vista de olhos.
Hoje, relativamente ao Parto retiro este pensamento (que tomei a liberdade de traduzir), para que reflictamos nas nossas potencialidades e naquilo que consideramos serem as nossas fraquezas:

As mulheres de hoje exercem trabalhos físicos extenuantes nos ginásios, nos seus quintais e talvez até mesmo no seu trabalho. "No pain, no gain". A anestesia ajudaria neste tipo de trabalhos? Não; só evitaria que elas fizessem o trabalho tão bem. As mulheres de hoje entendem a noção de trabalho físico extenuante tão bem quanto as suas mães o entendiam, e estão plenamente equipadas para o esforço físico de ter um bebé. O que elas temem, talvez, é a perda de controlo que advém de fazer um trabalho que não lhes é familiar. Assim, elas abdicam de TODO o controlo, tornando-se espectadoras nos seus próprios trabalhos de parto. Mas TU consegues fazer este trabalho! TU nasceste para o fazer, TU estás construída de forma a fazê-lo, todas as sensações são provenientes dos teus próprios músculos, e se alguma vez olhares para a cara de uma mulher que conseguiu parir por si, completamente nos seus termos, poderás ver que isso é um dos pontos mais altos que uma mulher pode vivenciar.

Acrescento que nem todos os partos têm que ter dor e que nem todas as dores são más. A "dor" ou sensações que se experienciam durante as contrações do trabalho de parto, são guias para o que está a acontecer. Avisam a mulher que o bebé vem a caminho, ensinam-lhe qual a posição que deve adoptar, explicam-lhe que deve usar os períodos de ausência de sensação para descansar, alertam-na quando algo não está bem. Tal como li noutro texto um dia: será qie alguém quererá uma epidural para o acto de se apaixonar? Penso que não: poderia evitar sentir a dor do coração a quebrar, mas também não sentiria a felicidade de Amar plenamente...

Sem comentários: