quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Como vencer a crise: dica#6

Mobilidade:
- Usar mais os transportes públicos (grande novidade...).
- Combinar boleias (tão pouco aproveitado em Portugal...).
- Ter um meio de transporte menos poluente:
Ciclar mais! Eu cheguei a fazer o percurso de Carnaxide-Monte da Caparica na minha bicla em 50 minutos e o meu marido Carnaxide-Av. Liberdade em c. de 1h (menos tempo do que demorariamos em transportes públicos! e como estavamos sem tempo para ir ao ginásio, aproveitavamos e faziamos exercício também!). Hoje em dia com uma boa bicla de montanha (i.e. com mudanças) e algum grau de desenvoltura física (believe me, eu não tenho grande desenvoltura física...) é perfeitamente possível ciclar em Lisboa.

Desvantagens:
1- infelizmente as empresas hoje em dia já não têm todas w.c. com duche pelo que pode ser complicado o "grooming" para entrar ao serviço após 1h de pedalada, especialmente no Verão...
2- a óbvia inexistência de ciclovias suficientes/completas/ abrangentes em Lx, que torna a tarefa árdua e por vezes perigosa pois é preciso partilhar a estrada com os transportes motorizados...
3- para quem leva muita coisa para o trabalho (computador, almoço, ferramentas) a logística pode ser complicada... Fundamentalmente foi por isso que não aderi mais a este tipo de transporte.
4- para quem tem um trabalho que implica muitas e longas deslocações durante o dia pode também não ser tão prático...
5- a pingar ainda se anda com umas capas, a chover muito já se torna complicado...

Sem comentários: