sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dor versus sofrimento

Ghost (Natasha Poly: Multiple Exposure)
by Marco Brambilla 2009
As mulheres sentem dor todos os dias:

- dor de dentes
- dor de cabeça
- dor de barriga
- dores nas costas
- dor de estômago
- dores nas articulações
- dores de esforço (no ginásio)
- dores de pós-cirurgia estética
- dores de burro (quando correm)
- dores de corpo (no dia após exercício físico)
- dores na pele quando vão fazer tatuagens ou piercings
- dores nas mãos quando descascam algo por horas a fio
- dores nos olhos quando estão demasiado tempo emfrente a um ecran ou a ler
- dores nos pés (quando usam "aqueles" sapatos o dia inteiro ou levam aquela pisadela)

Se na maior parte das vezes não tomam nada para minorar estas dores ou se tomam, aguentam algumas horas até terem o medicamento ou este fazer efeito... porque é que as mulheres "já nascem" a pedir a epidural?

A dor do parto é:
1) suportável, especialmente quando esclarecemos todos os nossos medos, somos correctamente acompanhadas e temos acesso a métodos alternativos de alívio da dor
2) variável: geralmente basta mudarmos de posição para sentir alívio (é o corpo a comunicar-nos como nos devemos posicionar para um parto mais rápido); e as contracções têm intervalos que permitem à mulher descansar entre eless
3) no final não é só o alívio da dor que acontece: é um bebé nos braços, um bebé que passa por essas dores ou anestesias convosco e que não tem poder de decisão...

Eu não acredito que uma mulher que escolha voluntáriamente fazer uma cirurgia estética ou uma tatuagem ou piercings não consiga depois aguentar as dores de um parto totalmente fisiológico (isto implica a ausência de indutores químicos externos).
Porque é que as mulheres de hoje, que são em tudo equivalentes aos homens, têm medo do parto? E das sensações que estão associadas ao parto? Se são capazes de se atirar de um avião, fazer escalada, asa delta, parapente, bungie-jumping, rapel, ir para a tropa! Não têm medo de todas estas actividades mas têm medo das próprias contrações??

Adorei o vídeo seguinte porque a autora descreve tanto a dor como o sofrimento:
Dor: é uma sensação física desagradável; muitas vezes é associada a "dano" mas é mais frequentemente associada a uma acção muscular/física.
Sofrimento: é a sensão estar oprimido e desamparado; sem controlo; pode ocorrer sem a presença de dor: p.e., sofrimento emocional.

Sem comentários: