terça-feira, 27 de março de 2012

Sobre as arrumações...

Às vezes acontecem-me pequenos milagres (quando estou triste, cansada e a pensar como vou levar o resto do dia ou noite com tudo o que tenho para fazer e de repente sou surpreendida por atitudes positivas e respostas que superam as minhas expectativas). Mas depois não estou ao pé do computador e quando passam, esqueço-me de vir cá partilhar. A mais recente foi hoje de manhã. Depois de meses a pedir, a gritar e às vezes até a chantagear ou a forçar alguma arrumação cá em casa, rendi-me à evidência que a minha filha de agora 3 anos não percebe na totalidade porque temos que arrumar os brinquedos ou as roupas (porque quando digo para arrumar ela pega novamente nos brinquedos e desata a brincar, p.e., porque é isso que é importante para ela) por isso decidi investir os meus esforços no exemplo (porque percebi pelas minhas conversas e leituras, que é como as crianças aprendem nestas idades). Por mais que me custe (e que eu saiba que ela tem capacidades motoras para arrumar as coisas), chegando a hora de arrumar, eu começo a dizer que está na hora e a arrumar os brinquedos e pergunto se ela me quer ajudar. Ela geralmente continua a brincar ou diz logo que não quer ajudar ou simplesmente vira costas (e já tive também pessoas no ATL dela a queixarem-se do mesmo). Eu vou arrumando e por vezes até lhe mostro o resultado (embora nalgumas vezes isso só remeta para ela retirar tudo das gavetas e caixas de novo para continuar a brincar :P). Até aqui, nada de novo. Hoje de manhã, levantei-me e comecei a arrumar as roupas que andavam espalhadas pela casa sem lhe pedir nada. Ela estava a brincar mas de repente veio ter comigo e trouxe-me uma peça de roupa que estava no chão. Eu agradeci e dobrei e arrumei (UAU!). Passado alguns segundos, trouxe-me outra (UAU!x2). E em pouco tempo, ela tinha-me ajudado a arrumar o meu quarto todo! Depois de eu ter dobrado umas roupas dela, dei-lhe e pedi se ela conseguia ir guardar na gaveta do quarto dela (pensando que ela ia deixar aquilo pelo caminho ou em cima da cómoda): ela acenou que sim e eis que oiço a gaveta a abrir e a fechar! MILAGRE!!!! Foi um começo de dia muito produtivo.


Sem comentários: