quarta-feira, 6 de março de 2013

48 meses...

E eis que quase que chegámos aos 48 meses...
E a vida deu tantas voltas que parece que esta história foi noutra vida.
Tenho-me alheado do blogue, pois a sua função primordial era manter as relações informadas sobre o crescimento da moyinha, mas o Facebook tem cumprido essa tarefa. Depois, as minhas 2 perdas gestacionais fizeram-me direccionar para outras latitudes e embora ainda sinta um grande chamamento pela gravidez e parto, e pela amamentação, tenho também investigado mais a temática da perda e às vezes abstenho-me de escrever pois tenho receio que o blogue fique demasiado pesado... Quero encontrar uma forma de equilibrar as coisas  e quando o conseguir escreverei mais.
A moyinha está bem, continua a mamar, mas só como "placebo". Ela ainda tenta dar umas chupadelas (antes de adormecer ou quando acorda) mas depois sente-se satisfeita e larga a mama. O meu peito já voltou ao seu tamanho original (ok, já não sou copa AA, agora sou só A), e de vez em quando ainda o espremo para ver se sai alguma coisa, mas pouca. A moyinha diz que "quando fizer 4 anos" vai deixar de mamar. Vamos ver se cumpre ou não, hehe.


Ela continua na escola, e fora alguma frustração ao final do dia (que eu atribuo ao cansaço de estar longe de casa e de nós todo o dia 5 dias por semana), tem tido um desenvolvimento bom e como habitual, continua muito sociável. Este inverno tem sido complicado porque adoeceu 3 vezes, fruto concerteza da sua comunhão com as outras crianças na escola, e dos seus hábitos de partilhar tudo (copos, talheres, guardanapos, pedaços de terra, lol). Temos abordado cada episódio com paciência e confiança, com recurso à naturopatia e à homeopatia e também algumas visitas ao hospital para ter a certeza que está tudo bem.
Tem dormido connosco porque 1) acaba por ser uma poupan;a na electricidade e mantemo-nos todos quentinhos e 2) porque com ela doente e a acordar muitas vezes e' mais facil te-la perto. Agora ja' come;a a ficar na sua caminha e quartinho novamente, sem nunca lhe recusarmos o acesso 'a nossa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que pena que o facebook venha substituir os blogues, para quem não tem...e nem quer ter face....gradualmente os blogues vão ficando esquecidos e vai-se perdendo tanta partilha...beijo e felicidades

moya disse...

Olá Anónimo(a?),
Obrigada por partilhares. O objectivo neste caso não é o face substituir o blogue per se, porque têm ambos a sua valia distinta. Só que a função primordial deste blogue era em parte, servir de veículo para partilhar as novidades da moyinha com a família e amigos e agora consigo fazê-lo mais assiduamente através do face :)
Ao longo dos anos, apercebi-me que este blogue era frequentado por outras mães e pessoas interessadas nos temas que abordo e consequentemente também tentei dar continuidade a temáticas mais alternativas/debatidas no dia-a-dia da parentalidade, mais que não seja para mostrar outras formas de fazer as coisas.
Obrigada por estarem por aí :)