segunda-feira, 20 de julho de 2009

4 meses e meio

Meninas, aproveitem todos os minutos com os vossos rebentos! Passa num instante!
Parece que ainda ontem a tinha cá dentro e afinal a licença já vai quase no final...

A moyinha nasceu dia 6 de Março de 2009...
à nascença: 3,340 Kg e 48,5 cm
11 dias: 3,410 Kg e 48,5 cm
1º mês: 4,269 Kg e 50 cm
2º mês: 4,860 Kg e 54,5 cm
3º mês: 5,425 Kg e 56 cm
4º mês: 6,310 Kg e 58,3 cm

Neste momento já agarra nos pézinhos quando está deitada de barriga para cima, já segura muito bem a cabeça e tem que estar presa na espreguiçadeira para não rebolar para os lados. O bumbo é uma boa opção, embora ela já se arqueie toda para de lá sair quando fica farta de lá estar. (Em ambos os casos, espreguiçadeira e bumbo, não deixamos mais de 15 a 20 min por causa da formação da coluna).
Por enquanto só mama mas gosta muito de nos ver comer.
É muito risonha e bem-disposta e já dorme muito bem de noite. De dia gosta de estar a brincar, especialmente se for com alguém (mas também já se entretém com arcos de actividades).
Já vocaliza alguns sons, mas há duas semanas "aprendeu-se" a guinchar e agora não quer outra coisa. Aos 3 meses aprendeu a dobrar o riso quando lhe fazemos cócegas ou brincamos com ela.
Ainda não foi preciso usar estimulantes para os intestinos: no máximo esteve 2 dias sem fazer e ao 3º dia conseguiu sem grandes dramas. Das 2 às 8 semanas passou por um período de cólicas nocturnas que passavam com muito leitinho da maminha e muito poder de encaixe por parte dos pais. Chegava a uma determinada hora (22h, 23h) que parecia que ligava o interruptor das cólicas. Chorava, chorava e nada a aliviava... Por vezes até rejeitava a maminha, de tanta dor. Por volta das 2h-3h da manhã lá dava uns traques e acalmava, adormecendo. Foram semanas de provação, em que não percebíamos se tinha sido da comida ou do cansaço do dia... As cólicas geralmente não têm explicação, provavelmente advêm da imaturidade do sistema gástrico do bebé e passam com o tempo (por volta dos 3 meses, embora raramente possam ir até aos 6 meses de forma pontual).

Coisas que vimos que resultavam com a moyinha:

- Colikind (grânulos homeopáticos para as cólicas) - nem sempre davam efeito. Tivemos mais resultados quando os começámos a dar preventivamente (1h antes da hora suposta de início das cólicas). Há outro produto homeopático, Coliwell, mas nunca chegámos a experimentar. Decidimos não dar aero-OM por causa de ter açúcar na composição.

- Passear com ela ao colo de barriga para baixo (facilitava a passagem de traques e aliviava-lhe as dores por fazer pressão na barriguinha)

- DAR MUITO DE MAMAR!!! O leite é laxante e a mama ajudava-a a relaxar

- um banhinho morno para ajudar a relaxar

- uma massagem ao final do dia, especialmente a do protocolo das cólicas. Ela soltava uns punzinhos ou mais tarde fazia mesmo cocó e não chegava a ter cólicas

2 comentários:

Cristina disse...

Parabéns pela bebé linda e fofinha! O meu Vitinho está agora com 3 meses e tb teve uma fase bastante díficil de cólicas. O pediatra receitou-nos o Aero-OM que nos ajudou mesmo muito. Tb tinha ouvido falar sobre o açúcar do produto e questionei o médico sobre esse assunto. Segundo o médico, as quantidades são mínimas e não representam qq risco, pelo contrário, os benefícios do Aero-OM são muitos.

moya disse...

Olá, obrigada! Parabéns pelo seu bebé! O nosso pediatra sabia que eramos mais "alternativos" e por isso receitou-nos logo os homeopáticos para as cólicas, mas entretanto nós andámos a investigar e o Aero-OM, desde que não se abuse, é OK, mas realmente tem açucar que é questionável não pela quantidade mas por poder causar habituação e - penso que agora já não, mas não garanto - também tem alcóol na sua composição. Por isso riscámo-lo logo da lista por haver alternativas. Ver: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=859292
Também nos explicaram que não há remédio certo para as cólicas, elas são (quase) inevitáveis, logo o melhor é os 3M's muito mimo, mama e massagens... O aero-OM ajuda a "enfiar" melhor a chupeta, o que acaba por acalmá-los pelo reflexo de sucção...