segunda-feira, 20 de julho de 2009

Maminhas e biberons


Este fim-de-semana fomos às nossas voltas com a moyinha. Gostamos de a passear e visitar os amigos.
Nestas andanças, fica-se sempre com fome, e ela não é excepção! Assim, sempre que se mostra interessada (rabuja, começa a choramingar ou quando está no colo tenta chuchar em tudo o que apanha - panos, mãos, braços, ombros...) a mamã lá põe a maminha de fora! Algumas vezes mais discretamente que outras, mas a menina nunca fica à fome! O leite da mama está sempre à temperatura certa, tem sempre a composição adequada e está sempre disponível!

Eu e outras 2 mamãs que aleitam ficámos tristes e espantadas ao constatar que há ainda muitos bebés pequeninos (os que vimos este fim-de-semana tinham entre 3 a 6 semanas) que já eram alimentados a biberon, com leite artificial. É certo que não sabemos as razões que levaram a isso, mas estes vêm juntar-se ao rol de histórias que ouvimos todos os dias de mulheres que deixaram de aleitar porque não foram devidamente informadas sobre os benefícios do aleitamento materno/ malefícios do aleitamento artificial/onde podiam procurar ajuda.

Além do factor "ignorância", alia-se por vezes o factor "vergonha". Praticamente só nas classes mais desfavorecidas vemos mulheres com os filhos ao peito em público, e a nossa sociedade ainda liga muito a maminha ao sexo, mas nas mamãs, a maminha é alimento e não recreação! Para desmistificar isso deixo algumas sugestões do que podem fazer para dar de mamar em público caso sejam púdicas como eu ;) :
- usar uma fraldinha por cima do ombro, que tape a cabeça da criança
- usar uma "túnica" por cima da roupa (arranjem um lenço liso ou com padrão meio transparente com 1x1m e façam um buraco ao meio para a cabeça). Conseguem ver o bebé e vice-versa e não é tão tcha-ran para o resto do mundo.
- fazer uma T-shirt de amamentação: ver aqui.

Exemplos de locais públicos em que já dei de mamar:
- Centros comerciais
- Restaurantes, cafés e esplanadas
- Palestras
- Aulas de ginástica
- Praia
- salas de espera de consultórios
- meu carro (parado, claro!)
- conservatória do registo civil
- loja do cidadão
- loja do condomínio
- Ikea
...

Sem comentários: