terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Partos de celebridades

Depois de ter descoberto uma das minhas ídolas televisivas a dar a cara pela amamentação e parto natural (Lucy Lawless), levantei a ponta do véu para o tema partos em casa por celebridades.
Perto do Natal, em que se celebram 2009 anos do parto natural mais importante da civilização ocidental, decidi pesquisar por mais celebridades que tenham dado a cara pelo parto natural/domiciliar. Por coincidência, encontrei nesta semana uma nova entrevista numa revista cor-de-rosa de uma famosa portuguesa que tentou o parto em casa e acabou no hospital... (é pena que a dita entrevista não tenha servido para aclarar o que de erróneo e obscuro foi dito - e do que ficou por dizer - na entrevista anterior, mas pronto). Resta-me dizer que se mãe e bebé chegaram a tempo e horas ao hospital, isso faz parte do desfecho possível para um parto domiciliar: ainda bem que quando algo não está bem e se detecta atempadamente, há uma opção de transferência em segurança. Não é um "falhanço", mas sim uma benesse...
Por ser seguro, e porque muito mais famosas (não é que sejam melhores que as anónimas) deram a cara pelo parto natural e domiciliar, não porque fosse moda mas porque consideraram ser o melhor para si e para os seus bebés, aqui fica uma pequena lista de nomes que encontrei, de mulheres que recorreram a partos domiciliares assistidos por parteiras:

- Cindy Crawford, modelo, 3 partos
- Nelly Furtado, cantora, 1 parto
- Pamela Anderson, actriz, 2 partos
- Demi Moore, actriz, 3 partos
- Merryl Streep, actriz, 3 partos
- Davina McMcall, apresentadora de TV inglesa, 3 partos
- Kelly Preston (esposa de John Travolta), 2 partos
- Ricky Lake, apresentadora americana, 1 parto
- Tabitha King (esposa do escritor Stephen King), escritora, 1 parto
- Thandie Newton, actriz, 1 parto
- Lisa Bonnet (pai:Lenny Kravitz), actriz, 1 parto
- Julianne Moore, actriz, 1 parto
- Joanne Kilmer (esposa de Val Kilmer), 1 parto
- Paulina Porsikova, modelo, 2 partos

...entre outros casais/mulheres famosas!

Brevemente vai sair um filme pelas produtoras do "Business of Being Born" com entrevistas a diversas mulheres (famosas e não-famosas) sobre os seus partos. Podem ver o trailer aqui.

Deixo aqui também a entrevista de Cindy Crawford ao canal MyBestBirth, em que fala da experiência de dar luz o seu primeiro filho, em casa, assistida por parteiras [depois desse ainda teve mais 2, também em casa!]. Revejo-me muito no que ela diz e fora um ou outro pormenor, senti o que ela descreve, na íntegra!

Cindy-parte 1
Cindy-parte 2
Cindy-parte 3
Cindy-parte 4

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,
que bela pesquisa :)
é mesmo importante destacar que a ida para o hospital é apenas um dos desfechos possíveis para um parto em casa bem planeado.
é também muito importante que se fale mais sobre o tema para o tornar mais conhecido da opinião pública. Enquanto o parto em casa for quase um "tabu" vão continuar a haver rumores e desentendidos em seu torno.
beijinhos