
Perto do Natal, em que se celebram 2009 anos do parto natural mais importante da civilização ocidental, decidi pesquisar por mais celebridades que tenham dado a cara pelo parto natural/domiciliar. Por coincidência, encontrei nesta semana uma nova entrevista numa revista cor-de-rosa de uma famosa portuguesa que tentou o parto em casa e acabou no hospital... (é pena que a dita entrevista não tenha servido para aclarar o que de erróneo e obscuro foi dito - e do que ficou por dizer - na entrevista anterior, mas pronto). Resta-me dizer que se mãe e bebé chegaram a tempo e horas ao hospital, isso faz parte do desfecho possível para um parto domiciliar: ainda bem que quando algo não está bem e se detecta atempadamente, há uma opção de transferência em segurança. Não é um "falhanço", mas sim uma benesse...
Por ser seguro, e porque muito mais famosas (não é que sejam melhores que as anónimas) deram a cara pelo parto natural e domiciliar, não porque fosse moda mas porque consideraram ser o melhor para si e para os seus bebés, aqui fica uma pequena lista de nomes que encontrei, de mulheres que recorreram a partos domiciliares assistidos por parteiras:
- Cindy Crawford, modelo, 3 partos
- Nelly Furtado, cantora, 1 parto
- Pamela Anderson, actriz, 2 partos
- Demi Moore, actriz, 3 partos
- Merryl Streep, actriz, 3 partos
- Davina McMcall, apresentadora de TV inglesa, 3 partos
- Kelly Preston (esposa de John Travolta), 2 partos
- Ricky Lake, apresentadora americana, 1 parto
- Tabitha King (esposa do escritor Stephen King), escritora, 1 parto
- Thandie Newton, actriz, 1 parto
- Lisa Bonnet (pai:Lenny Kravitz), actriz, 1 parto
- Julianne Moore, actriz, 1 parto
- Joanne Kilmer (esposa de Val Kilmer), 1 parto
- Paulina Porsikova, modelo, 2 partos
...entre outros casais/mulheres famosas!
Brevemente vai sair um filme pelas produtoras do "Business of Being Born" com entrevistas a diversas mulheres (famosas e não-famosas) sobre os seus partos. Podem ver o trailer aqui.
Deixo aqui também a entrevista de Cindy Crawford ao canal MyBestBirth, em que fala da experiência de dar luz o seu primeiro filho, em casa, assistida por parteiras [depois desse ainda teve mais 2, também em casa!]. Revejo-me muito no que ela diz e fora um ou outro pormenor, senti o que ela descreve, na íntegra!
Cindy-parte 1
Cindy-parte 2
Cindy-parte 3
Cindy-parte 4
1 comentário:
Olá,
que bela pesquisa :)
é mesmo importante destacar que a ida para o hospital é apenas um dos desfechos possíveis para um parto em casa bem planeado.
é também muito importante que se fale mais sobre o tema para o tornar mais conhecido da opinião pública. Enquanto o parto em casa for quase um "tabu" vão continuar a haver rumores e desentendidos em seu torno.
beijinhos
Enviar um comentário