sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Amamentação Nocturna...

Pois é gente, a moyinha ainda mama e o facto de mamar de noite tem vindo a preocupar muita gente à minha volta...
De tal forma que até eu fiquei baralhada.
Mas ainda bem que falei com amigas e que fui ao fórum do Aqui há Bebé, onde a doula Sofia Carvalho me explicou alguns factos sobre a amamentação.
Sim, é verdade que nesta altura a moyinha já deveria aguentar toda a noite sem acordar. Mas tal como todos nós temos impressões digitais únicas, somos indivíduos únicos e não temos os mesmos ritmos, padrões e atitudes. E a maminha não é só alimento ou imunidade; é também conforto e aconchego.
A natureza é sábia, e o facto de eu ter cortado uma mamada de dia (deixei temporariamente de extrair leite no trabalho para ficar para o lanche do dia seguinte), coincidiu com o facto da moyinha começar a acordar mais vezes de noite. Também tenho alargado o horário no trabalho, estando menos tempo com ela, o que também contribui para uma redução das mamadas diárias. Ora de noite, quando os níveis da hormona prolactina estão mais elevados, a moyinha "dá-le" para recuperar. Vou tentar alguns truques como voltar a introduzir mais mamadas diurnas e dar de mamar quando me for deitar, mesmo que ela esteja a dormir, porque aguenta mais tempo até acordar e não me acorda antes a mim!

Gostei especialmente destes artigos:
- http://www.naturalchild.org/guest/kelly_bonyata.html
- http://www.askdrsears.com/html/7/T070200.asp
- http://www.babycenter.com/0_baby-sleep-training-the-basics_1505715.bc?page=2

E vocês? Como são as noites?

1 comentário:

Anónimo disse...

Querida amiga,
A minha pipoca que já fez 1 ano no mês passado tb ainda continua a acordar à noite para mamar...o normal... aí 2 vezes se não tiver outros problemas de maior (nariz entupido, sobretudo). E tb já devia dormir a noite toda! Mas vamos ver: o que significa "a noite toda"? Ela adormece às 20h e acorda às 9h. Será que devia dormir 13 horas sem acordar com fome? Nem eu aguento e tenho 31 anos!! Resumindo: ela mama de manhã (9h +ou-), depois almoça e lancha na creche (12h e 15h), tem mamado pelas 17h (é o 2º lanche), janta às 20h e depois normalmente acorda quando eu me vou deitar (24h), aproveito para lhe dar de mamar em vez de lhe dar a chucha (que às vezes funciona) e depois só volta a acordar pelas 5 ou 6h.
Confesso que me custa acordar de madrugada, mas esta é uma situação passageira. Ela não vai mamar toda a vida, e à medida que vai crescendo vai coseguindo dormir cada vez mais horas, porque precisa mesmo de descnsar!
É claro que há dias maus... mas felizmente os bons têm sido mais numerosos!!
Espero ter ajudado!!
E já agora desculpa o testamento.
Beijocas e bom descanso.
Claudia