sexta-feira, 4 de março de 2011

Amamentação prolongada e desmame natural

Ainda sobre este assunto, já ouvi um ou dois comentários relativos à amamentação com uma conotação meio obscura. Não dirigidos a mim em particular mas em geral às mães que amamentam por mais tempo do que o "normal" (ou seja, vá lá, 12 meses): que a mulher é que cria essa "dependência" porque "tem prazer em amamentar" (e este "prazer" geralmente é acompanhado de um tom de voz mais sinistro). Ora, queria deixar claras algumas coisas:
1) o tempo de lactância não está estipulado (nem deve estar). A OMS recomenda que a amamentação decorra no mínimo nos primeiros 24 meses da criança, não estabelecendo limite máximo. Há estudos que demonstraram, por análise comportamental de outros mamíferos e estudos antropológicos e fisiológicos que a idade do desmame pode ocorrer entre os 2 e os 12 anos, período em que o leite materno não deixa nunca de ter algum benefício para a criança, assim como o acto de amamentar para a mãe. De qualquer forma é sempre melhor que o desmame ocorra naturalmente do que estar a criar sentimentos de aversão ou vergonha na criança.
2) Amamentar não cria uma dependência. A crinaça é naturalmente dependente dos seus progenitores. E é facto universal que a criança geralmente é mais dependente da mãe que do pai. Se lhe for dado espaço e tempo para ela decidir até quando quer mais essa "dependência" (a de mamar), mais segurança ela sentirá na relação mãe-criança e mais confiança terá em si.
3) Quanto ao prazer em amamentar: sim, sinto prazer em dar de mamar à minha filha. Não é pecado ou obsceno. É um acto fisiológico e apesar de eu não ter sensibilidade nos seios (nunca tive, nem sequer antes de engravidar), dar de mamar dá-me prazer porque é um momento entre mim e a minha filha, de aconchego, de cumplicidade, em que cheiro o seu cabelo e a afago nos meus braços. Se há mulheres que por acaso sentem algo mais durante a amamentação, como diz o Dr. Carlos González, "felizes delas" ;)

Há um grupo no FB que foi criado e está a ser dinamizado pela Doula Sofia Carvalho intitulado "Amamentação com desmame natural". Queria deixar aqui o meu agradecimento à Sofia porque é um tema que geralmente não é muito falado e à volta do qual ainda há muitos mitos e preconceitos e ela tem contribuído na divulgação de artigos científicos, grupos de apoio e testemunhos reais que abordam este tópico.
E a todas as mães que amamentaram e que tiveram força para seguir o seu instinto apesar das palavras alheias, um grande abraço :)