quarta-feira, 15 de junho de 2011

VBAC

Para uma mamã muito especial...
VBAC's (Vaginal Birth After Cesarian) são possíveis!
Aqui está um belo exemplo de como há instituições de saúde que já oferecem este serviço com segurança!



Muitas mulheres foram roubadas do seu direito de ter um ou mais partos vaginais... Digo roubadas porque nem sempre a decisão de seguir para uma c-sec foi devidamente justificada. Assim, não é justo que em partos subsequentes, fiquem condicionadas à mesma sorte, ainda por cima com estudos que provam que é seguro ter um parto vaginal no mínimo 12 a 18 meses após uma cesariana...
Muitos profissionais não querem "arriscar" um VBAC porque temem as consequências para eles e porque é mais rentável um parto cesáreo.
O risco mais evidente e "assustador" é a ruptura uterina durante o trabalho de parto. Mas esse risco é inferior a 1%: ocorreu em cada 7 em 1000 mulheres num estudo do NIH (EUA). Geralmente, se for garantido que o VBAC ocorra num ambiente hospitalar com urgência obstétrica, rapidamente se consegue controlar qualquer desvio à normalidade.
Mulheres que tenham uma cicatriz baixa e transversal em bom estado, tenham uma gravidez de baixo risco e um parto cesáreo há mais de 12 meses após a data prevista podem ser elegíveis para VBAC. Mais sobre isto, aqui.

O momento do parto, de cada parto, é uma decisão que deve pertencer a cada mulher. Mas deve ser baseada em factos, em informação o mais objectiva possível.
Não deixem que vos roubem o vosso protagonismo!

Estudo que compara a cesariana marcada e VBACs.

Q&A do NIH (EUA) sobre VBAC vs cesariana electiva:aqui

DEclaração do American College of Ob-Gyn sobre VBACs: aqui

Sem comentários: