quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

9 meses!

E pronto... Chegou e passou o fatídico dia em que a moyinha passou a ter mais tempo fora da barriga que lá dentro... E que bem que ela tem evoluído cá fora!
Todos os dias há uma novidade: seja porque aprendeu"-se" a dizer/fazer um som novo, seja porque começou a fazer um gesto novo (já "põe o ovo no buraquinho": dá com o indicador esticadinho na palma da mão oposta!) Percebe muita coisa, inclusivé já reclama se lhe tiramos alguma coisa das mãos.

Alimentação:
- mama a pedido quando estou perto dela
- já come sopas de legumes com carne ou peixe
- já come banana, maçã, pera, laranja, abacaxi, manga, papaia, castanhas, etc
- adora pãooooooooooooooo
- papa: de aveia, as da milupa que foram as opções mais baratas e menos adoçadas que encontrei no mercado. Têm também várias papas não-lácteas.
- iogurte natural caseiro: faz caretas mas pede mais, especialmente com fruta!
- água: quase só pelo copo. E agora com as sopas também prefere comer com uma colher das nossas. Descobrimos que a melhora maneira de lhe darmos comida é... do nosso prato!Notámos que às vezes não queria comer a sopa, mas quando a guardávamos continuava com fome: o pai experimentou dar-lhe com uma colher das nossas (em vez de ser com as plásticas, pequeninas, de criança. COMEU TUDINHO! E se estivermos a comer do mesmo recipiente, ela fica com mais interesse: se lhe dermos de um só para ela e ela nos vir a não comer desse ou ainda a comer de outro, desinteressa-se da comida...
- já começou a comer sopa e fruta na mesma refeição: embora não seja regra (a regra é ser ela a decidir quando já não quer mais) ultimamente tem comido bestialmente bem!

Entretens:
- tentamos que não veja muita tv, mas sempre que a apanha ligada vidra-se nela, especialmente se forem desenhos animados (como é que ela já sabe????)
- no parque insuflável tem uma série de bonecos, argolas e formas para brincar: fica lá entretida apesar de já conseguir sair
- Apanhar tudo o que encontra no chão e levar à boca! Até já a apanhei a lamber o chão (:S)
- Agarra-se a tudo para se içar e pôr de pé. depois corre agarrada de um lado para o outro.
- já gatinha com uma certa velocidade, pelo que no outro dia ia queimando as mãos no forno porque quando olhei já lá estava... Assim, por breves momentos, usamos um andarilho que nos emprestaram: tem uma mesinha e também dá jeito para a sentar lá para lhe dar a comida: ela ainda não anda, só se senta lá ou arrasta para trás.
- o brinquedo preferido é o ursinho da Natura Pura: sempre que lho mostramos ri que nem uma perdida e adora abraçá-lo
- Gosta dos bonecos "Petits" do Imaginarium: tem o cãozinho Tolo
- todas as noites ligamos as luzes da árvore de Natal e ela adora!!!

Noites:
- tÊm sido calmas. Agora deita-se mais cedo, 21h-22h, na cama dela e por volta das 00h-2h transferímo-la para a nossa cama (ela geralmente acorda e aí é que a levamos). Já chegou a mamar 3 a 4 vezes noite, o que implica que eu esteja sempre a mudar de lado na cama, mas agora estabilizou em 1 a 2 vezes.

Gatos:
- acha-lhes imensa graça e já gatinha atrás deles. Obviamente o sentimento ainda não é recíproco e eles fogem dela a 7-pés. Quando ela está a dormir eles ainda se aventuram a chegar perto. Se os apanho para ela fazer festas, encolhem-se todos enquanto ela lhes puxa as orelhas mas não lhe fazem mal.

Elimination Comunication:
- usa fraldas pré-dobradas de algodão durante o dia, numa capa de plástico
- usa fraldas descartáveis de marca branca ou da moltex (recicláveis) de noite ou quando saímos
- ao acordar, após as refeições e sempre que a sentimos inquieta ou a fazer força, colocamo-la no penico ou redutor de sanita: geralmente faz chichi e/ou cocó e depois fica muito contente!

1 comentário:

Raquel disse...

EHEHEH para além de saber as noticias da Joana ainda me rio IMENSO!!! :D um beijo