terça-feira, 22 de maio de 2012

Descame: round 2 - fight! (mas sem fight LOL)

E agora que já despachei (quase) outra tarefa hercúlea que tinha em braços, tomei coragem nas últimas semanas e decidi tentar o descame da moyinha, de novo. Para quem não se lembra, eu tinha conseguido o descame com sucesso depois das férias do verão, mas o meu stress e cansaço (e o facto de o pai da moyinha não ter lido o livro da Pantley (no cry sleep solution for toddlers and preschoolers) nem ter prestado atenção à rotina de sono que eu tinha conseguido construir com ela), levaram-me à solução "fácil" de voltar para a nossa cama com ela... Depois meteu-se o Inverno e ela foi ficando porque 1) escusava de aquecer 2 quartos e 2 camas; e 2) ela é um "forninho" e eu assim não precisava de sacos de água quente!
Agora que o calor voltou (ou não, o tempo está maluco!), e apesar de ela estar meia constipadita e de hoje lhe ter aparecido uma conjuntivite, como já não acorda para mamar (ou se acorda com sede, contenta-se com água) decidi tornar a tentar o descame. Ela não se mexe muito mas gosta de se destapar e destapa-nos no processo... Assim, voltei a instituir uma rotina de sono no quarto dela, para além da actual (lavar os dentes, xixi, lavar o rabo, lavar as mãos, vestir o pijama. Acendo a luz suave no quarto dela e ponho uma musica suave e conto uma história ou duas. Depois apaga-se a luz e geralmente dou um pouco de maminha. Nas 2 primeiras noites ela acordava assim que me sentia sair de ao pé dela. Perguntava onde eu ia e porque não ficava. E confesso que também eu sentia espaço a mais na nossa cama, sem ela. Só quem já praticou co-sleeping pode saber o gosto que dá partilhar o sono com os nossos bébés, sentir o seu calor, cheiro, a mãozinha deles na nossa cara - mesmo a dormir - para verificarem que ali estamos, ou os beijinhos com que nos brindam assim que abrimos os olhos :) são momentos únicos de proximidade :)
A pouco e pouco eu ia-me afastando da cama, dizendo que tinha que ir à W.C. ou à cozinha (e geralmente tinha mesmo) e ela passou a tolerar essas saídas. Ou me chama passados alguns minutos ou adormece e só acorda de madrugada e chama ou vem directamente para a nossa cama para dormir mais uma horinha e pouco connosco ;)
Eu estou contente com esta solução.
E vocês como lidam com os sonos aí em casa?

2 comentários:

Paula disse...

Olá, leio o teu blog á meses, mais concretamente desde que a minha bebé nasceu..ou talvez antes, por causa do teu post acerca da shantala (que acabei por não usar pois não nos adaptamos. Partilho da tua opinião acerca da amamentação..e podia escrever acerca disso durante horas lol. A minha 1ª bebé (hoje tem 20 anos) só consegui amamentar até ás 6 semanas por falta de apoio e experiência...o meu 2º bebé (hoje tem 13) amamentei até aos 28 meses, desmamei o nesse altura por preesão social (se fosse agora deixava o mamar até querer)...a minha 3ª bebé tem agora 17 meses e MAMA...mama porque sim...porque é natural! Do meu 2º filho e agora da 3ª nem tão pouco houve biberons em casa! Dou mama sempre que a bebé quer. Em relação a dormir co-sleeping, nem cama tem, tem sido a nossa desde que nasceu (os outros dois tambem passaram pela minha cama). há contras lógico, especialmente o espaço...como é que fizeste? Tens cama de tamanho normal?

moya disse...

Olá Paula! Para já parabéns pelos filhotes! Começou cedo e continua! Depois um agradecimento: é sempre muito bom perceber que não escrevo só para mim (que foi o motivo pelo qual comecei o blog: para registar coisas que pudesse mais tarde querer confirmar ou reler), e que elas contribuem para inspirar os outros.
Quanto ao co-sleeping, a nossa cama tem 1,60m de largura, mas é suficiente para nós e um bébé que não se mexa muito ;) Nestes 3 anos temos conseguido dormir bem assim, o único senão é mesmo que a moyinha é muito encalorada e eu sou muito friorenta e ela destapa-se e por vezes acaba por me destapar também ;P O nosso quarto não é muito grande e a cama tem um problema: tem estrado saído em madeira, o que dificulta a justaposição de colchoões ou berços ou outras camas ao lado (porque fica sempre um intervalo), se bem que já vi uma foto dum quarto em que resolveram isso cortando uma espuma à medida e forrando para servir de extensão do colchão. Durante uns meses experimentei ter uma cama de viagem ao lado da nossa para fazer a transição mas foi mais complicado: nos primeiros dias ela ficou entusiasmada mas depois percebeu que nós dormíamos na grande e ela ia para a pequena e já não queria ir. Então adormecíamo-la e depois colocavamo-la lá mas ela acordava de noite e saltava para a nossa cama ou pedia para a pegarmos. Foi muito mais simples quando comecei a instituir uma rotina de sono no próprio quarto dela. Mas lá está, cada criança é única e só temos que saber lê-los e respeitá-los nas suas necessidades :P Não há regras fixas :)
Se forem 2 ou mais é que já se terá que ponderar uma extensão da cama... Há várias alternativas, desde ter apenas os colchões no chão, ter várias camas lado a lado, ter um berço adaptável (há uns no ikea que dá para pôr a 2 alturas e tirar a grade lateral)... depende do espaço e mobília que tiveres e de como te sentes mais confortável com a disposição do quarto. Confesso que no outro dia vi esta imagem (http://cdn.babble.com/babys-first-year-blog/files/2012/01/01-.jpg) e fiquei maravilhada ;) isto é que é uma cama de co-sleeping!